
As ferramentas elétricas são ferramentas que acionadas por uma fonte de energia adicional e um mecanismo diferente do trabalho exclusivamente manual usado com ferramentas manuais. Os tipos mais comuns de ferramentas elétricas usam motores elétricos. Motores de combustão interna e ar comprimido também são comumente usados. Outras fontes de energia incluem motores a vapor, queima direta de combustíveis e propelentes, como em ferramentas acionadas por pó, ou mesmo fontes de energia natural, como vento ou água em movimento. Ferramentas acionadas diretamente pela força animal não são geralmente consideradas ferramentas elétricas.
Elas são usadas na indústria, na construção, no jardim, para tarefas domésticas, como cozinhar, limpar e ao redor da casa para fins de condução (fechos), perfuração, corte, modelagem, lixamento, esmerilhamento, fresagem, polimento, pintura , aquecimento e muito mais.
As ferramentas elétricas são classificadas como fixas ou portáteis, sendo que portáteis significa manuais. As ferramentas elétricas portáteis têm vantagens óbvias em termos de mobilidade. Ferramentas elétricas estacionárias, no entanto, costumam ter vantagens em velocidade e precisão. Uma serra de mesa típica, por exemplo, não apenas corta mais rápido do que uma serra manual normal, mas os cortes são mais suaves, retos e quadrados do que o normalmente obtido com uma serra elétrica manual. Algumas ferramentas elétricas estacionárias podem produzir objetos que não podem ser feitos de outra forma. Tornos, por exemplo, produzem objetos realmente redondos.
As ferramentas elétricas estacionárias para usinagem são geralmente chamadas de máquinas-ferramentas. O termo máquina-ferramenta não é geralmente aplicado a ferramentas elétricas estacionárias para marcenaria, embora tal uso seja ouvido ocasionalmente e, em alguns casos, como furadeiras e esmerilhadeiras, exatamente a mesma ferramenta é usada para marcenaria e metalurgia.
O sistema Nutrunner fixo série F do Uryu é muito popular em vários setores, especialmente em linhas de montagem de automóveis, onde dois ou mais parafusos ou porcas devem ser apertados simultaneamente.
Números de cabo reduzidos – tubo do tipo integral contendo cabo do sensor de torque e cabo do resolver.
Capacidade de memória aprimorada – Projetado com capacidade de memória aumentada para maior eficiência da linha de montagem e controle de dados mais restrito.
Comunicação em Rede Aberta – Preparamos vários tipos de placas de comunicação para suas especificações (M-NET, Rede de dispositivos, Inter-bas, CC-link).
Configuração automática (entrada automática do valor recomendado) – A preparação antecipada do valor por aplicação o ajudará a simplificar a configuração do parâmetro.
Economia de espaço – a estrutura de uma peça contendo controlador de fuso e unidade de acionamento reduz a ocupação de espaço em 40% a 60%.